Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 6 de abril de 2013

"VINDE A MIM, VÓS QUE ESTÁS CANSADOS..."

Esta é uma das frases mais poderosas do Cristo para os que sofrem, em todas as épocas da humanidade. Vale, no entanto, observar que, assim como outras passagens do Evangelho, comporta vários ângulos de análise. Natural que assim seja pois à medida que evoluímos penetramos melhor nas subjetividades e na grandeza dos pensamentos de Jesus.

O que significaria Vinde a Mim ? seria o ato físico de se aproximar dele ( na sua época ), apenas, ou comportaria alguma outra interpretação? Claro nos parece que o ir na frase implica, também, o estado interior da criatura, sintonizando com o universo das soberanas leis que Ele representava. Ir à Ele indica mudanças de postura e de visão, substanciada na identificação com os seus postulados, seus ensinamentos. Quem ama vai ao encontro de quem necessita de ser ajudado. E por que nessa passagem Ele indicou a atitude de ir até Ele?

No restante da frase encontramos outra jóia para análise. Os cansados e sofridos seriam ALIVIADOS, pois entrariam em consonância com a vida mais elevada ( indo à Ele) dessa maneira dilatando a compreensão sobre a vida e os desafios, entendendo a perfeição da grande lei e a justiça de todas as coisas. Assim, seremos aliviados, com o jugo ficará suave e o fardo ( de qualquer natureza), leve. Ah, vale relembrar que a alma será aliviada e não curada ou terá, de imediato, seus problemas resolvidos. Acho isso extremamente interessante.

O ato de se mover em direção à ele, ao seu Evangelho, ao que Ele representava, enfim, indica uma dinâmica fundamental para o  nosso processo de crescimento espiritual. Indica ATITUDE. Amar é atitude. Ser bom é tomar atitude. Renovar-se moralmente, é atitude. O ato é atividade, pro atividade. Não é uma posição passiva: o Senhor não teria, Ele, que vir a mim, simplesmente. Precisamos fazer a nossa parte, querer ir, se locomover para, chegar próximo, se mover na direção da luz.

Muitas vezes ficamos a esperar que os céus venham até nós ( e na sua dádiva, sempre vem ), mas esquecemos que se não envidarmos esforços de ascender, não acessaremos o céu de nossa consciência, na fraqueza da negligencia e na paralisia provocada pelo brutal egoísmo. Afinal, como esquecermos o "ajuda-te que o céu te ajudará?

Um comentário:

  1. Esta frase do Mestre é o remédio para curar
    as nossas dores principalmente o da alma.
    Amigo um inicio de semana de paz e luz!!!!
    Abraços!!!!Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir