Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

" NÃO TENHO SORTE NUNCA"

Há pessoas que, ao longo da vida, parecem ter sido esquecidos pelos chamados "deuses" da sorte. É relativamente comum encontrarmos expressões como : "Não tenho sorte. Tudo dá errado para mim". E aí nasce a indagação: "Por que algumas pessoas parecem ter nascido com uma estrela na testa e eu vivo mergulhado em um....eclipse?" Aliás, são reflexões que a Danyelle, de Campina Grande, nos enviou solicitando que fizéssemos tal abordagem à respeito.

Na verdade, nossa tradição secular supersticiosa nos leva a acreditar que somos "esquecidos da benção divina. Chegamos a crer que há uma tremenda injustiça da grande Lei para conosco pelo fato de existirem pessoas que, conforme nosso critério, nem mereceriam tanta sorte assim ( só ese julgamento já denota que nossa avaliação carece de lucidez e maturidade).

Aprendemos, estudando os postulados espiritistas, que cada alma traz, no bojo de sua consciencia, as diretrizes de suas lutas concernentes às necessidades evolutivas de que se faz carente. Cada alma vai esculpindo, ao longo dos milênios, sua trajetória pessoal, única. Surgem as necessidades conforme o estágio que se alcançou para determinadas experiencias. Alem do mais, há o livre arbítrio que, se não bem utilizado, desencadeia respostas naturais em nosso caminho. Em cima disso, nem tudo que nos ocorre, na verdade, está programado. Existem circunstâncias que surgem por serem simplesmente experiencias próprias deste ou daquele mundo, desta forma agregando vivencias a serem transformadas em sabedoria por dentro de nós.

Quanto ao chamado excesso de sorte de algumas pessoas, devemos analisar a questão por diversos prismas, alem das informações acima postadas. Será que conhecemos realmente as condições daquelas criaturas que apontamos como sendo bafejadas pela "sorte"? Será que não trazem, tambem, sua dose de lutas íntimas que as fazem se achar sem sorte e, até, invejarem outros corações?

Se o critério que adotamos para avaliar a "sorte" alheia é a conquista material ou o acerto no amor, aí, mais ainda devemos rever nosso conceito à respeito. Quantas inquietações e futuros debacles não surgem a a partir desses chamados "golpes da sorte"...no amor, nem sempre , conforme coloquei acima, as coisas são como imaginamos. Alem do mais, caso realmente as coisas transcorram tão bem para certas almas isto significa que estes nossos irmão podem ter superados, em suas jornadas, estágios que ainda não alcançamos. 

Envidemos, desa forma, esforços para conquistarmos valores expressivos, com maior cota de luz no átrio da consciencia. Vencer a si mesmo e edificar mais ampla compreensão do por que da vida. Dilatar a noção dos fundamentos da existencia e ampliar nossa ação no bem. Dessa forma, sentiremos, cada vez mais, o quanto a nossa existencia nunca esteve desprovida de sorte, sempre a soberana lei nos concedeu ( e concede) recursos apropriados às necessidades que apresentamos na jornada para a plenitude. Concluo com a assertiva de Jesus: "Cada um conforme suas obras". Bom para refletir, não ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário