Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A PERENE MENSAGEM DA ESPERANÇA

Achei encantador o título da palestra que me foi solicitada para abordar no encerramento do aniversário do NEIL, tradicional instituição espirita localizada no bairro do São José, aqui em Recife. Eis o tema: O Evangelho - a perene mensagem da esperança. Lindo, não? Será amanhã, 20 horas. Sinceramente, vejo uma grande felicidade na escolha do título pois, sem dúvida, que em qualquer época da trajetória evolutiva das almas terrestres, o evangelho será de uma permanente atualidade, e eivado da mais preciosa força de esperança. A melodia entoada pelo cantor das estrelas - Jesus Cristo - ecoa vigorosa algumas vezes, em outras ocasiões de forma discreta e silenciosa, sabiamente aguardando o abrir da alma pelas vias do amadurecimento às suas máximas benditas.

Em mundos como a Terra, onde ainda impera as tantas dores expiatórias e os espinhos das provações rigorosas, a esperança é sol que não pode apagar-se, sob pena de ampliar o desespero na senda dos espíritos comprometidos com a consciência em culpa. E é isso que o evangelho proporciona: a permanência da luz da esperança, advinda da misericórdia suprema, em direção aos que, sobretudo, tombam pelos caminhos da vida.

Essa mensagem de ternura e alegria gera leveza quando a entendemos, aprofundamo-la na alma, estudamos seus textos e contextos de maneira a internalizá-la por dentro da alma. Trata das mais intensas e profundas carências do ser e aponta roteiro para o êxito da superação do mal em nós mesmos, estimulando a vivência do bem em cada recanto do coração. É o amor vertendo como poesia der suas lições, como se ainda estivesse recém saído da boca do poeta da Galiléia, há um pouco mais de 2.000 mil anos. Uma perene mensagem de esperança, um eterno cântico de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário