Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

FRANCISCO E FRANCISCOS

O papa  Francisco traz um sopro de renovação para a igreja. Sua mensagem, embora repetindo a de outros pontífices, vem embasada na força do exemplo. Tenho escutado muita gente fazendo referencia à sua simplicidade, na maneira como dispensa luxos e privilégios. Isso é extremamente positivo, sobretudo para a juventude. As religiões precisam falar à ela. Há um frescor natural em busca de Deus nos jovens, ainda que, muitas vezes eles explodam em rebeldia ou em aparente indiferença para as coisas das religiões. Eles trazem uma sede natural de Deus e de direção. Se brota uma liderança com o carisma da universalidade, eles se empolgam. Não querem dogmas que asfixiam; desejam exemplos que aproximem, estimulem, empolguem. Eles querem fazer a diferença no mundo.

Francisco, o papa, vem demonstrando que entende os franciscos inúmeros da vida. Não só os que vivem na pobreza mas, tambem, os franciscos de todas as condições, de todas as culturas, religiões, sonhos e esperanças. A presença papal em nosso país dá um certo frescor à essa carga imensa de problemas não resolvidos que ainda trazemos enquanto sociedade. Ele irá embora e os problemas permanecerão, é verdade, no entanto, se deixa as luzes da esperança, há como se voltar para a coragem de fazer as coisas diferentes.

O papa, em um dos seus discursos, fez referência ao fato de que dinheiro e poder não trazem felicidade e que Jesus deve estar no centro de nossas aspirações, de nossas vidas. Santas e sábias palavras. Os valores invertidos que se verifica na atualidade precisam de uma palavra forte de quem faz ecoar por todo o planeta seus axiomas, seus ensinamentos lincados ao Evangelho do Senhor. E a voz do papa repercute e vibra por todos os quadrantes do planeta. E não tenho dúvida que esta voz tambem faz parte da renovação da civilização, embora ainda com muitas coisas a serem alteradas, modificadas.

Acredito que o sumo pontífice católico trará algumas mudanças importantes no seio de uma das mais importantes expressões religiosas da Terra, o catolicismo. São bilhões de almas a seguir seus postulados. Que a autoridade papal, exercida pela moral mais elevada, proporcione o brotar da divina primavera, da alvorada mais bela na vida de todos os seres humanos, de todos os Franciscos que esperam e sonham em todos os países do orbe. O peregrino da igreja seja abençoado e inspirado por onde passe. Com certeza, os céus depositam no sacerdote Francisco, sublimes esperanças e tarefas, a fim de que um novo tempo se consolide, em breve, na humanidade tão espezinhada pelo materialismo e pelo distanciamento do amor.

Um comentário: