Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

JESUS

Me fascina a figura humana de Jesus. Ao contrário do que possa pensar os que o enxergam como figura divina, o Jesus humano é aquele que surpreende a cada passo e o que ensinou permanece não só atual como, com certeza, será melhor compreendido no futuro. É vanguarda.

A doutora Hanna Wolf, psicanalista alemã, estudando a personalidade dEle, perplexa ante os desafios de penetrar em tão colossal condição de ser, expressa seu encantamento pela personalidade do ser integral que o Cristo apresentou. Jamais adoeceu face, segundo ela mesma, o equilíbrio que alcançara, harmonizando as duas polaridades - masculina e feminina - na sua realidade íntima.

Ser harmônico por excelência, foi capaz de romper paradigmas sem ser agressivo e com tal naturalidade que impactou a sociedade humana para sempre. Tornou-se maior que a história. Enquanto outras personalidades encontram-se dentro da história, Ele a dividiu entre antes e depois de sua presença na face do mundo.

Fascina-me Jesus pois foi quem melhor apresentou a outra força constitutiva de nosso universo conhecido, a força moral. Enquanto a física moderna nos aponta a gravidade, o eletro magnetismo e as forças fraca e forte como sendo as potencias que regem o funcionamento universal, Ele nos apresentou a força moral, agindo como elemento gerador de consequências. Essa força possui como sua essência o Amor, sendo este, na verdade, o que chamamos de fator moral. E cada vez mais as descobertas das ciências se aproximam de seus ensinamentos, identificando-os como sendo ciência transcendente e governadores da existência.

Fascina-me pelo fato de ter mostrado que somos humanos e capazes de aperfeiçoamento mas sem condenações. Ajuizou que a hipocrisia é o pior dos estados de alma pois fecha a criatura em véus de ilusão, empacotando-a em máscaras que implodem a autenticidade da alma.

Jesus é o ser integral por excelência. Sintetiza as aspirações da criatura resolvida. Espírito puro, antes da Terra ser Ele já era. Mesmo com esse conhecimento de sua grandeza, a figura humana que se exala de suas ações, renteando com nossas necessidades, o faz, ao meu ver, mais grandioso ainda. A irmã do grande pensador francês, Ernesto Renan, a senhora Henriette, após passear pelo Líbano e conhecer algo da trajetória de Paulo de Tarso, escreveu ao ilustre irmão, que não simpatizava com o Cristo face sua aversão às religiões, desafiando-o a ler os ensinamentos de Jesus, não nas traduções ocidentais, eivadas das distorções teológicas, mas que o lesse no hebraico, ou aramaico, ou até mesmo no grego clássico, dessa forma, não tinha dúvidas Henriette, ele se apaixonaria pelo Evangelho.

E o escritor, integrante da Academia Francesa de Letras e professor da Sorbonne, após a leitura efetuada, ficou tão encantado pela figura de Jesus que escreveu o que seria sua maior obra literária: A Vida de Jesus, em três tomos, sendo um quarto tomo escrito algum tempo depois abordando os atos dos apóstolos. E Renan era cético.

Quem se debruça sobre seus ensinos e sobre sua complexa e grandiosa personalidade, se assombra e, quase sempre, se transforma. Quem é crente, se empolga. Quem não o é, fica perplexo e, muitas vezes, modifica completamente seu ponto de vista. Passa a compreender que, em nenhum momento, Jesus falou num Deus antropomórfico, com essas características inaceitáveis e, muitas vezes, irracional, com que nos brinda seguimentos e escolas religiosas, embora que nos mereçam todo o respeito. Ele nos deu o Deus cósmico, o amor que não compreendemos ainda, a Força Sublime que a tudo organiza. Por isto, Ele nos disse: "Ama teu irmão pois se não consegues amar aquele que vês e está contigo aos teus olhos, como poderás amar o que não vês e não entendes..."

Ainda necessitaremos um bom tempo para compreender a figura ímpar de Jesus. Mas a entenderemos. O tempo  contará à nosso favor. E a busca de viver o que nos trouxe promoverá avanços de espíritualização magníficos. Enquanto isso, abramos a alma e nos deixemos fascinar pela sua personalidade e, sobretudo, pelos seus ensinamentos,.

Um comentário:

  1. Oi, Fred.
    À revelia do que muitos tem feito e dito "em nome" de Jesus ao longo do tempo, a mensagem é tão maior que sobrevive aos abusos e ao tempo.
    Embora ainda hoje sejam raros os que entenderam e mais raros os que começaram a praticar.
    Quando conhecermos a Verdade com Alma, com o coração, ela nos libertará da escravidão dos sentidos.
    Um dia a gente chega lá. =)
    Gosto muito da lucidez e do equilíbrio que mostra ao tratar esse e outros assuntos.
    Abraços.

    ResponderExcluir