Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MENTIRAS COM PERNAS CURTAS OU A MILITÂNCIA PELO ABORTO NA TV

Arranjei um tempinho para uma abordagem de urgência em nosso espaço. Li, agora há pouco, que o capítulo de ontem da novela "Amor à Vida", da Rede Globo, apresentou uma cena em que uma mulher dava entrada num hospital com sangramento pelo fato de ter realizado um aborto. Segundo o que foi narrado no artigo a que eu tive acesso, um médico teria se recusado a atende-la pelo fato dela ter realizado o aborto, sendo este ainda um crime perante as leis do Brasil. A mulher morre. O dono do hospital perguntou por que o médico não a socorreu e este respondeu que era religioso e não atenderia uma pecadora. Bom, prossegue o texto da novela fazendo a apologia da oficialização do aborto, dizendo, ERRADAMENTE, que esta seria a causa da maior parte das mortes de mulheres no Brasil. Esse texto, parece, teria sido dito pela enfermeira, indignada pela morte da mulher. Aliás, a ministra das mulheres, que não só defende o aborto como já o praticou com naturalidade, chegou a levar esses números falsos a uma assembléia da ONU, afirmando que cerca de 200 mil mulheres morriam de aborto por ano no Brasil.

Primeiro, vejam como a campanha em prol do aborto se espalha estrategicamente. Sabemos que muitos artistas e escritores possuem relações de simpatia ideológica com o partido que está no governo e que tem, coincidentemente, em seus estatutos, a legalização do aborto. Já coloquei aqui que minha posição não é jamais de descaso para com a situação da mulher que sofre este problema, muito menos aquelas que correm o risco de morte pela prática em situação inadequada. A questão é em relação à morte de um ser humano pois o feto é um ser humano. 

Segundo, é a prática contumaz de se manipular números para fazer a população tornar-se simpática ao aborto. Segundo dados de um órgão do próprio governo , o IBGE, o aborto não é, e nunca foi, a maior causa de mortandade feminina, nem no Brasil e nem no planeta, conquanto qualquer número de morte proveniente dessa natureza seja lamentável e inaceitável. Voltando aos números oficiais do governo: entre agosto de 2009 e julho de 2010, 443. 166 mulheres perderam a vida no país, sendo as causas: 123. 643 por problemas circulatórios ( 27% ); o câncer teria vitimado 60.713 mulheres (13%); vítima de problemas no aparelho respiratório morreram no país 41.214 e 20.828 de parasitoses e doenças infecciosas.

Desse número de mortes de mulheres, 194.599 seriam de mulheres consideradas idosas, ou 43% dos casos. Meninas que morreram com menos de 1 ano foram 15.067. Em termos de mortes maternas, ou seja, mortes por causa de gravidez, foram menos de 2.000 mulheres, sendo o equivalente à 5% por causa de aborto, seja provocado ou espontâneo. de onde  o governo, atrapes de sua ministra e os militantes pró aborto na mídia tiraram a informação de mais de 200 mil mulheres mortas só em função do aborto ou que este seria a maior causa de mortes femininas no país ? Isso tem o nome de mentira ou manipulação para se conseguir o desejado. 

Claro que sabemos que esses números que apresentei são os números oficiais, registrados, e que sei que mulheres que praticaram o aborto ilegal morrem nessas más condições. O que levanto é a sordidez da mentira, do engodo para se defender a idéia. Mesmo levando em consideração os abortos feitos escondidos e possíveis sequelas dolorosas e fatais ocorridas, nem de longe os números são tão escabrosos como estes. Não se pode "brincar" com algo tão sério. E nem uma empresa de televisão, com grande audiência no horário nobre, pode veicular informações falsas sobre um tema que diz respeito à vida. Quem ainda não leu minhas postagens sobre o tema, por favor, recorram à eles para entender o ponto de vista que defendo, seja por percepção humanística, seja por convicção espiritual.

Outra coisa lamentável é a caricatura do médico religioso que, a despeito de sua formação acadêmica, num texto pobre, diz que não atenderia uma "pecadora". Tenho dificuldade de enxergar um médico, mesmo que religioso, agindo e falando assim. Não digo que não possa existir tanto religioso quanto médico assim, mas isso é criar uma imagem da religião extremamente caricata e, tambem, é mostrar o profissional da medicina tão distante de um gesto humano. O médico que agir assim, nem é médico e nem tem uma atitude religiosa. Ainda que seja contra o aborto, tanto o médico quanto o religioso, socorre e atende quem está sangrando, às portas da morte. Isso é a atitude comum. O que houve foi um interesse escuso de denegrir a religiosidade e a postura à favor da vida. Aliás, nada mais incoerente na novela do que seu título "Amor a Vida" ,fazendo apologia da morte de uma vida humana, no caso, o feto. Amor à Vida em defesa da morte.

Desculpem se porventura o tom dessa postagem foi acima do tom que sempre utilizo aqui. É que acompanho os interesses em jogo, venho observando os movimentos cheios de segredos e subterfúgios, sem usar da clareza, objetivando enganar a opinião pública. Isso causa indignação. E como um profissional do marketing e da publicidade, conheço algo dos meios utilizados para se "dourar" a pílula, enfeitar o presente para ampliar seu valor. É assim que a coisa vem funcionando. Uma boa parte da população não percebe certos movimentos. A própria falta de uma boa educação, que amplia o senso crítico e produz capacidade de analisar, contribui para deixar muito à vontade os que apostam na manipulação para implantar os planos lamentáveis que defendem.

Sonho, sim, com o dia em que nossa civilização será pacifista, a começar por nós mesmos, claro. Sonho com o dia em que não defenderemos a morte de ninguem , nem de mulheres, nem de fetos.Que a educação seja aspecto comum, com visão da imortalidade do ser e das leis morais do universo. Enquanto este dia não chega, ainda que primando ou buscando a brandura do coração, não permitamos que o terreno fique vazio, aberto aos que procuram implantar coisas negativas, seja com plena consciência do que faz ou por ignorância da grande realidade da vida, o que, creio, seja o caso da maioria dos que fazem o jogo mais sombrio. Sim, em muitos casos, o mal precisa encontrar resistência. A resistência do amor.
.

2 comentários:

  1. Também comungo com teu sonho pacifista, amigo! O tom se manteve equilibrado, sim! Mas, de qualquer sorte, "não podemos perder a nossa capacidade de nos indignar!"

    ResponderExcluir
  2. A vida é o bem mais precioso que podemos defender.

    Atualmente, Bilhões de Dolares são investidos na tentativa de descobrir vida fora da atmosfera terrestre e vibramos com as descobertas de vida primitiva (vírus e bacterias) em outros planetas, no entanto ainda nos deparamos com tanta desumanidade com a vida em pleno desenvolvimento.

    O mundo chocou-se com o massacre na Síria (uso de gás tóxico, ceifou vidas de crianças) e não titubeia em ceifar uma vida indefesa que cresce em um útero.

    Pessoas vão as ruas defender o direito dos animais (certíssima atitude, devemos enquanto seres inteligentes da criação, cuidar de nossos irmãos menores), e também saem as ruas pedindo, exigindo a matança de fetos, vida vivas em formação.

    Usando os factóides estatisticos, autoridades desautorizadas tentam implantar a idéia do caos, maquiando números esquecem de educar, conscientizar mentes e corações para atitudes responsáveis e construtivas de uma sociedade cristã.

    Não podemos ficar omissos

    Gustavo

    ResponderExcluir