Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO

Todos sabem da importância da educação na construção do ser humano sadio. E é claro que me refiro à educação de profundidade, não o verniz educacional, composto de informação sem análise devida dos caráteres. Em termos de espiritualização, mais que nunca, isso é patente. Não me remeto à espiritualização como um "clichê" de uma pessoa que, de imediato, se "santifica". Reporto-me a edificação persistente que devemos entabular em nossa longa jornada. O peso da neurose da santificação, oriunda da pressaõ para mudarmos de rompante, produz mais males que bem. A história das religiões comprova isto. Bem melhor um trabalho consistente, de auto conhecimento sincero e tranquilo, do que alterações bruscas que não se sustentam, quando não são,  obviamente, determinadas, sérias e de acordo com as forças do ser.

Aí entra a educação de profundidade. O candidato à espiritualização tem, ainda, contra si, as expectativas das outras pessoas e suas cobranças quanto a transformação da pessoa. Há, até,quem cobre angelitude para quem ainda nem alcançou metade do que um ser humano, enquanto espécie, pode alcançar. Tenho sincera compaixão por aqueles que enfrentam tal circunstância. Muitos tombam no caminho. Muitos desistem da jornada. Diversos chegam a enfermar na estrada. Pior é que os que cobram tanto daquele que se esforça pouco fazem em si mesmo para o próprio aperfeiçoamento.

Tenho encontrado várias situações deste porte. Confesso que sinto entusiasmo de trabalhar na instituição em que estou vinculado com estes que sabem que tem suas fragilidades ou que erraram pouco ou muito. Provavelmente porque são como eu. Há uma identificação com os deficiencias e dificuldades. São pessoas como eu e não "anjos" decaídos ( rsrsrsr).

O trabalho de educação em nós e junto à estes é encantador. Lindo acompanharmos possíveis melhorias por dentro de nosso ser e nos amigos que estão ao nosso lado, caminhando, a despeito dos obstáculos. Por isso, o tema do seminário que será realizado na Casa do Caminho, próximo dia 17 de novembro, domingo pela manhã, será: "Educar e Educar-se". Uma reflexão aberta sobre nossas dificuldades; um olhar sobre a compaixão em torno de nós e para nós. Tentaremos abrir uma clareira para aproximar a abordagem de nossa realidade pessoal. Não pretendo uma abordagem tradicional, em que teorizamos apenas, com algo que parece estar tratando de outras pessoas e em outro planeta. Somos nós, com nossos esforços íntimos.

Bom, se acham interessante e se estiverem próximos , programem-se e venham. Será aberto ao público, gratuito. Como postei abaixo, só os que desejam ficar para o almoço fraterno, deverão investir o valor já divulgado. E peço informarem se ficarão para que saibamos o montante a ser preparado pelo buffet. Estamos à disposição para maiores informações.

Um comentário:

  1. Realmente amigo o tema é maravilhoso com certeza vai ser tudo
    iluminando que Jesus possa abençoar todos que ali se fizerem
    presente vai ser divino!!!! Vontade não falta de ir + não será
    possivel quem sabe um dia!!!! Abraços fraterno!!!!! Muita paz!!!!

    ResponderExcluir