Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

SABEDORIA

Muito se fala sobre a conquista da sabedoria entre os chamados buscadores espirituais. Há os que entendem esta como acúmulo de saberes; existem os que acreditam que esta é proveniente dos livros sagrados decorados. Ao final, no entanto, após tanto rodar a procura de uma clara definição à respeito, chega-se a conclusão de que a sabedoria é o BEM que se faz. Na verdade, para se chegar à ela, e quando nela nos encontramos, a  generosidade, a bondade, é apanágio de quem converteu conhecimento, leitura e busca em vivência da Lei do Amor.

É o que mais importa na construção de nossa realidade. O que se fala, o que se escreve, o que se faz, deve estar a serviço do bem ao semelhante, gerando o bem em si mesmo. Virtudes como compaixão e beneficencia, generosidade e amparo, silêncio respeitoso ou a frase amiga e orientadora, são exercícios que fazemos na conquista da sabedoria. Todo o restante, é acessório. Ouvindo um dedicado tarefeiro da luz, escutei-o dizer que, "nos instantes mais difíceis de sua vida, o que o sustentou fora o esforço sincero que envidou para socorrer vidas". Os gestos que fez para ser útil ao seu semelhante representaram grande feixe de forças à lhe socorrer as energias diante do turbilhão de lutas acerbas que enfrentava. E é isso mesmo. Se dermos uma oportunidade a essa prática, veremos o efeito monumental da solidariedade vivida em nossas vidas, renovando sentimentos e forças.

O peso das lutas ,muitas vezes, nos alcança com vigor. E por mais conhecimento desta ou daquela natureza, sentimos o impacto das dores. Aí é hora de recordar a recomendação do espírito Emmanuel para o Chico Xavier, quando este encontrava-se atordoado pelas provações: "Pare tudo o que está fazendo e vamos visitar nossos irmãos na periferia da cidade". Assim fazendo, Chico dizia que retornava renovado, de ânimo redobrado pois o contato com os irmãos em grandes dificuldades, a conversação amiga e fraternal, o abraço solidário aos mais simples, tinha o poder fantástico de renovar as energias. O bem feito, alimenta o coração que o faz.

2 comentários:

  1. Amigo pura realidade esse texto nos faz um convite para que possamos refletir que os nossos problemas não são piores do
    que o do próximo e que façamos a nossa parte através de nos
    doarmos da melhor maneira possivel. Amigo gostei muita da
    palestra do seu novo DVD falando Sobre Paulo e Estevão por
    sinal estou lendo o livro comprei a coleção toda. Desejo pra ti
    um final de semana maravilhosa e que Jesus abençoe tua vinda
    para Alagoas para esta linda cidade que é Arapiraca um ótimo
    Seminário recheado de aprendizados e ensinamentos!!!! Abraços
    e muita luz!!!!! Saudades sempre!!!!!! Beijos no coração!!!!

    Para refletirmos!!!! Linda!!!!

    A dança e a alma

    A dança?Não é movimento
    súbito gesto musical
    É concentração,num momento,
    da humana graça natural

    No solo não,no éter pairamos,
    nele amaríamos ficar.
    A dança-não vento nos ramos
    seiva,força,perene estar
    um estar entre céu e chão,
    novo domínio conquistado,
    onde busque nossa paixão
    libertar-se por todo lado...

    Onde a alma possa descrever
    suas mais divinas parábolas
    sem fugir a forma do ser
    por sobre o mistério das fábulas
    Carlos Drummond de Andrade

    BOA VIAGEM!!!!!!! BEM VINDO A ALAGOAS OU SEJA ARAPIRACA!!!!!!!!





    ResponderExcluir
  2. A palavra sem obra é letra morta! Jesus foi e é o verbo vivo. E verbo significa AÇÃO. Vamos arregaçar nossas mangas e colocar nosso braços e mãos à serviço do nosso semelhante.

    ResponderExcluir