Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

EDITORIAL DA VOLTA

De retorno. De retorno à nossa trincheira de estudos e perseverança na crença de uma humanidade melhor. Depois da breve parada para um leve descanso das aividades habituais, sinto-me feliz para o nosso reencontro. E volto ao blog trazendo uma abordagem de reflexão. Leio um levantamento feito pela Federação das Entidades de Assistencia de Campinas, a segunda maior cidade de São Paulo, com cerca de um milhão e cem mil habitantes. Alem disso, grande parte da indústria paulista se localiza na área metropolitana de Campinas, bem como duas das mais prestigiosas universidades do país. A renda per cápita da cidade equivale a de países desenvolvidos. Apesar desses números, o levantamento  comprovou que cerca de 70% da população pode ser inserida na conta de analfabetos funcionais. 40% não consegue desenvolver raciocínio na área do cálculo elementar de matemática e o mesmo tanto mal consegue compreender o que lê.

Se isso é uma triste realidade em Campinas, das mais avançadas cidades brasileiras, imaginemos o restante do país, sobretudo, nas "brenhas " nacionais...Não por acaso ficamos nos últimos lugares no exame internacional Pisa, aliás, caímos mais na posição, embora a leve melhora em matemática. Como não entender, em observando todos os indicadores atuais nos diversos exames e pesquisas isentas e de valor mundial, a onda de violência que encontramos nas ruas, nos campos ( a questão indígena ), nos estádios de futebol...? Quem sabe pouco e consegue um emprego de mais ou menos dois salários mínimos, que é a grande maioria que temos no país, sabe que não dá para sonhar  com ascenção profissional pois reconhece a ineficiencia que traz, a pouca qualificação profissional que possui. Isso mantem o ciclo do pouco ou quase nenhum desenvolvimento, faz minguar a prosperidade e provoca o que assitimos na atualidade em termos do desenvolvimento das nossas riquezas.

É preciso maturidade de todos - população e políticos - para desejarem mais e fazerem melhor. Seja quem for que assuma o poder ao final desse ano que se aproxima, precisa empreender reais transformações na mentalidade, buscando a modernidade, o investimento maciço na educação, cuidando da população, ofertando a ela as condições de prosperidade, competitividade, produtividade e cultura. Não serão discursos, onde se fala o que o eleitor quer ouvir, que produzirão os avanços que o Brasil necessita. E o cidadão precisa estar atento à isso. ( mesmo com tão pouco nível de estudo)

Reporto-me, agora, a uma outra pesquisa, e que , aparentemente nós, brasileiros, podemos achar estranha mas que, no fundo, creio ser positiva. A revista Exame divulgou uma pesquisa muindial sobre os países mais solidários, onde a população mais apresenta generosidade, investe recursos materiais para ajudar o próximo e outros itens que amplamente define uma sociedade fraterna. E o Brasil ficou no último lugar entre os vinte pesquisados. Ao contrário do que possa parecer, observando o planeta como um todo, se o Brasil, que para nós possui um povo generoso e fraterno, é superado por outras sociedades, ótimo: isso mostra que avanços do bem não se limitam à religiosidade dos brasileiros. Mais gente no mundo vem se preocupando com  a prática do bem.

Não devemos confundir ter religião com a capacidade de ajudar. Muitos podem ter uma religião e, até, frequentar um templo, no entanto, isso pode não refletir um corpo de atitudes. Sabemos que espiritualidade não se encontra apenas numa adesão às religiões. O Amor é a religião. Cada vez mais europeus e asiáticos, norte americanos e africanos buscam viver com mais humanidade e exigindo leis mais humanas para as pessoas e os povos. E mais gente vem desembolsando recursos para ser útil ao semelhante.

O próximo ano será dos mais importantes na saga da nossa humanidade em direção à sua emancipação moral e espiritual. Cada ano tem grande importância nos planos dos orientadores espirituais da Terra para que alcancemos os sublimes e sagrados objetivos da evolução. Os que trazem já um sentimento de que a grande religião é a atitude do bem, da decencia e dos valores imortalistas precisam permanecer firmes nos propósitos superiores, permanecendo fiéis aos objetivos colimados e, como uma rocha, firmes. O grande exército do amor e da luz não será detido. A tarefa é árdua, a batalha é enorme. Ao final, porem,. o bem estabelecerá o seu reino na face do sofrido muito mundo. FELIZ ANO NOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário