Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

PARA QUE A HISTÓRIA NÃO SE REPITA

Há um dito na Terra que assim se expressa: A HISTÓRIA SE REPETE. E, realmente, folheando a história dos acontecimentos humanos, a máxima parece ser verdadeira. De alguma forma, o processo cíclico e em espiral do progresso favorece a repetição de alguns elementos e passagens, no entanto, há aspectos desse processo que parecem se repetir pelo livre arbítrio dos seres humanos, que parecem não ter aprendido a lição. Vê-se que me refiro aos fatos negativos da história.

Se nos determos, por exemplo, na história da cristandade, encontraremos esses fatores preocupantes: como as sombras agiram para desvitalizar o cristianismo, desencadeando uma verdadeira campanha para que a mediunidade, tão presente no cristianismo nascente, nas reuniões das singelas e pequenas igrejas primitivas, fosse desarticulada e, finalmente, deixasse de compor a experiência alimentadora que exercia nos cultos e estudos da Boa Nova até por volta do século IV da era cristã. Nas minhas andanças por aí, já escutei conversas referentes a propostas de que não se faz mais necessário reuniões mediúnicas na casa espírita pois o que tinha de ser entregue já o foi pelos espíritos superiores, então, bastaria agora os espíritas viverem e aprenderem a pensar a vida de conformidade com o que já fora trazido. Não parece um filme já visto? Em alguns casos, usa-se até a prudência ( necessária e fundamental, ressalvo ) para se defender colocar uma "tampa " no contato mediúnico pois, evitaria-se médiuns despreparados provocarem o surgimento de armas contra os postulados espíritas. Ou seja, pela dificuldade de uns, dificulta-se para todos...

Outros aspectos que devemos analisar, e aí não me refiro ao movimento espírita apenas ( não podemos excluí-lo pois é formado este pelos homens imperfeitos que somos) mas à todos os segmentos religiosos e filosóficos, seria a preocupação de que os interesses hegemõnicos, de natureza "política", predomine sobre os conhecimentos superiores que formam a base dos ensinamentos religiosos. Essa sede de comando favorece ações que minam a transcendencia dos ensinamentos e, breve, assistimos movimentos de escolas de ensinamentos espirituais aprisionadas nos interesses humanos, na dominação de consciencias, daí advindo mazelas próprias dessa postura: interesses escusos, materiais, e vaidades exarcerbadas, fazendo derrocar e enfraquecer correntes de pensamento que deveriam fortalecer mentes e corações.

Quando a reencarnação foi suprimida dos ensinamentos cristãos por um determinado concílio da agora igreja universal, a citada desvitalização se acelerou. Em lugar desse ensinamento que melhor demonstra a justiça e misericórdia de Deus foram colocadas idéias de "pensadores" da igreja. Os ensinamentos primeiros bastariam para os cristãos aprenderem a pensar por si mesmo ou a interpretar as Leis de Deus, daí nascendo as diversas teologias. Concessões humanas foram feitas, enxertando-os nos postulados sublimes trazidos pelo Cristo. O resultado, a história registra e todos nós conhecemos.

Cabe a todos nós, que nos interessamos pela transcendente mensagem dos espíritos, continuar seus estudos e atentos para que a história não se repita. Os espíritos que combatem a libertação da consciencia humana não se deram por vencidos e a estratégia volta a ser utilizada. O jogo das vaidades, as sugestões sutis de "reverenciar" a capacidade dos encarnados em não precisar mais do contato com a dimensão invisível, os estímulos aos movimentos dos donos da verdade absoluta, criando interesses de dominação e, até, a perda do senso crítico para proceder conforme, no nosso caso dos espiritistas, recomendado por Allan Kardec, mais a soberba de nos arvorarmos em julgadores de outras vidas e suas idéias representam instrumentos capazes de permitir que a história se repita naquilo que não deveria se repetir. Vale ainda, mais que nunca, a recomendação do Mais Alto: "Amai-vos e Instruí-vos". E quem preferir colocar a instrução à frente, desde que essa seja elevada e pertencente à verdade divina, desaguará, inelutavelmente, na outra recomendação: AMAR.

2 comentários:

  1. Achei o seu alerta muito importante e acredito que quem tenha interesse em participar de uma ordem religiosa deveria procurar uma religião como a católica por exemplo. Querer formar ordens religiosas dentro do espiritismo é descaracterizá-lo e prestar um deserviço à doutrina. As pessoas são livres para escolherem a fé que lhes convém, mas não têm o direito de descaracterizar o espiritismo por causa dos seus interesses pessoais.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Fred, acho que cada um na sua igreja faça sua parte porque
    nós sabemos que Deus é o mesmo em qualquer Religião agora os
    dogmas são diferentes por tanto vamos esperar mudanças que nós sabemos que um dia acontecerá aí tudo ficará esclarecido Religião
    nenhuma criticará a outra não é verdade?
    Bem eu não sei se você teve oportunidade de assistir uma entrevista feita por Alamar Régis com o Padre Miguel Fernandes
    Martins Médium e que tem como amigo Espiritual Frei Fabiano de
    Cristo.Hoje assistindo a entrevista resolvi colocar alguns trechinhos
    la vaí!!!!!!

    Alamar Régis
    Padre afinal de contas a Igreja Católica condena o Espiritismo?

    Padre
    Não o Kadercismo ela não condena, porque conheço Frei e Padre
    da ordem de Santo Antonio que veem aqui falar com o Frei.

    Alamar
    Existe alguma coisa na Biblia que condene?

    Padre

    Não eu nunca vi até hoje eu nunca vi eu leio a Biblia há 40 anos desde a idade de 12 anos.

    Alamar
    Há igreja em seus primórdios aceitava a Reencarnação porque deixou de aceitar?

    Padre
    Foi a pedido de uma Rainha porque ela tinha medo de vir como escrava. Estava reunidos no Concilio vários Cardeais então ela
    foi ao Concilio e pediu aos Cardeais que tirassem a palavra
    Reencarnação na Biblia e na Igreja porque não queria vir como
    escrava. Então a palavra Reencarnação quem pediu para tirar
    da igreja foi a Rainha Eudóxia.

    Alamar
    O Senhor ler as Obras de Allan Kardec e estuda o espiritismo
    como o senhor ver Kardec?

    Padre
    Kardec foi um homem muito culto um filósofo teólogo e um homem
    que soube olhar o mundo de hoje é dificil ver um Espirita Kardecista
    se tornar junto a ser. O Kadercismo como a gente fala muito aqui
    na igreja é o Evangelho puro é a Espiritualidade pura.

    A entrevista continua + a parte que me chamou atenção foi essa.
    A igreja Católica a frente de tudo e de todos além de um pedido
    absurdo de uma Rainha eles aceitaram porque juntou o útil ao
    agradável e até hoje por esse mundão afora as brigas continuam
    e a politicagem prevalece francamente. Afffffffffff!!!!!!! Só Jesus na
    causa. Abraços amigo!!!!! Beijos no coração!!!!! Saudades!!!!

    Linda demais fecho a entrevista do amigo Alamar Régis assim:


    Hoje acordei, feliz a cantar,
    Uma alegre canção, sem tergiversar
    Não vale ser triste, não pare na dor
    Sorria, amigo, na paz do senhor

    Olha os campos, os pássaros, as flores
    a noite e os céus e seus esplendores
    a vida é bela, sublime é o amor
    Cantemos alegres, louvando ao Senhor

    Pois caminhei, caminhei, sem saber aonde ir,
    Nestes caminhos, tantas vezes me perdi
    E o amor do Pai, a brilhar se fez em luz,
    Iluminando nos caminhos,
    As pegadas de Jesus.

    Agora eu sei para onde devo ir
    É só seguir e feliz eu seguirei
    Ele é o caminho, para a verdade e para a vida,
    A estrada florida,
    Para Deus caminharei







    ResponderExcluir