Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

RECADOS DA LUCIDEZ

Amigos, coloco aqui algumas reflexões do nosso querido Chico Xavier. Para mim, representam recados da lucidez. Dentro das nossas lutas com o intuito de mantermos a fidelidade à grande causa espiritual que nos alimenta, considero de extrema relevância os apontamentos do dedicado médium. Vamos lá:


"Na nossa doutrina não deveria haver lugar para tantas intrigas...foram as intrigas humanas que deturparam o movimento cristão em seus primeiros tempos e que continuam, até hoje, entravando o progresso espiritual dos que delas não sabem se desvencilhar"

"Unificação sem união...seria mesma coisa que um corpo destituído de coração, no qual só o cérebro funcionasse"

"O médium que não se habituar a trabalhar no clima de muitas pressões nada conseguirá produzir...""

"...A maior recompensa do trabalhador é a sensação do dever cumprido. O reconhecimento que devemos buscar é o da própria consciencia. Não importa a ingratidão...todo aplauso externo é ilusório".

"A obsessão merece maior atenção por parte dos esdtudiosos da doutrina. Os processos obsessivos podem ser responsabilizados por grande parte da violência praticada pelo homem...existem crimes tão estarrecedores que, sem dúvida, não poderiam ser praticados por uma só pessoa em ação. A gente fica com a nítida idéia de que foram muitos os que agiram através do autor de determinada  atitude de violência".

"Emmanuel sempre me disse: - Chico, quando voce não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca"

"Uma das mais belas lições que tenho aprendido com o sofrimento: Não julgar, definitivamente não julgar a quem quer que seja".

"Precisamos tolerar mais um pouco, tolerar mais um tanto, compreender de algum modo mais um tanto e criar em torno de nós a simpatia de que precisamos para viver".

Vivemos como criaturas que se suicidam pouco a pouco; todo dia um suicidiuzinho...um ato de rebeldia, uma reclamação indébita, um ponto de vista infeliz...atraímos vibrações negativas e operamos sobre nós esse suicídio lento, indireto".

"Quem deserta da luta achando que a luta está muito grande, não tenha dúvida: vai encontrar uma luta muito maior pela frente"

"...No evangelho, não existe um moralismo farisaico; a mensagem do Cristo é de elevação, de compreensão do erro, de incentivo a quem deseja ser melhor...Quem olhar para dentro de si não terá coragem de olhar a alguem na condição de pecador! Precisamos destacar o valor dos companheiros; não acredito que companheiro espírita algum possa estar na doutrina mal intencionado...às vezes não temos coragem de nos enfrentar...acusamos os outros para que a observação alheia não se demore sobre nós, detectando-nos o problema..."

"A crítica dos opositores de nossa fé não nos dói mais que a dos nossos irmãos de ideal...vamos incentivar os jovens. Não somos donos do movimento, a casa espírita não tem donos...vamos criar oportunidade para o crescimento dos outros. Ninguem precisa anular ninguem...sobra espaço para as estrelas no firmamento!"


Tái, amigos do blog, esse pequeno painel do pensamento do Chico. Creio que se meditarmos direitinho nesse tesouro, podemos descobrir um pouco de nós mesmos nas citações, não é mesmo? Adiante, coloco mais...!

2 comentários:

  1. Muito oportuno... A s vezes nós pegamos nesses atos de desamor...
    Obrigado, Amigo... Sigamos em frente...

    Abraço

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. De grande valia essa coletânea de frases.

    ResponderExcluir