Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

TEMAS ATUAIS

Vamos tratar, hoje, de temas do cotidiano e que vem manopolizando a atenção nos meios de comunicação. Os chamados "rolezinhos", gerador de polêmicas, vem assustando muita gente, sobretudo, frequentadores de soppings centers, onde vem se concentrando a prática. Vamos dar nome aos bois. E não se pode faze-lo sem uma abordagem mais ampla sobre o contexto atual no Brasil.

Já escrevi aqui que o nosso país, infelizmente, esta´em um momento de muita violência, inclusive, de dolorosos casos de selvageria, não só nas lotadas e desumanas penitenciárias nacionais como em plena via pública. Mata-se com a maior naturalidade nas cidades. Não incluo, aí, outras formas de violência pois tomaria muito espaço. Campos de futebol, escolas, moradores de rua queimados, vandalismos, gente morrendo nos corredores de hospitais, etc.

Li alguns profissionais das chamadas ciencias sociais afirmarem que não se deve reprimir os rolezinhos, que é uma questão de afirmação social e outras justificativas mais. Discordo integralmente dessa colocação. Afinal, dar um "rolê", na sua origem , seria "ficar" com alguem, uns "amassos", beijo na boca, encontro com alguns desses objetivos. Sem entrar na análise comprtamental dessa natureza, seria isso. O que está ocorrendo, porem, descamba para coisas que não correspondem ao descrito acima. Furtos, vandalismos com vitrines quebradas, corre- corre, gritaria e até faixas muito bem escritas, demostrando que a questão tomou outro rumo.

Não acredito em uma sociedade de progresso e modernidade sem ordem, leis e que tanto as autoridades quanto os cidadãos devam cumpri-las, respeitando a civilidade. Não se pode buscar uma sociedade pacífica apoiando qualquer possibilidade de ver cidadãos que não compartilham dessa ou daquela posição social ou política impedidos do direito de ir e vir ou de encontrar o respeito à ordem. Se os governantes não tratarem devidamente a questão teremos que lamentar mais um aumento de selvageria e barbárie. Vitimizar esses jovens que marcam o que, erradamente, ao meu ver, estão chamando do "rolê", não é saudável, perdendo foco numa solução mais adequada da situação. O Brasil necessita ter muito cuidado pelos passos que vem dando. A desagregação social é evidente; a fratura social é quase gritante, acrescentada pelo fato de termos
inflação crescente e pouco crescimento econômico. Forma-se um caldo de cultura perigoso.

Oração, atitude e reflexão. Nosso país tem um destino que deve cumprir cheio de luz. Deve evitar a separaçaõ entre irmãos.  Deve buscar a aproximação, não a divisão. Onde isto foi feito, fracassou.  Paz tambem passa pelo ordenamento das leis, pelo respeito entre todos, pela liberdade com responsabilidade.

Um comentário:

  1. Estimado irmão, tomamos a liberdade de replicar esse texto de grande importância e atualidade no no blog de nossa Casa (geoscarmenezes.blogspot.com.br). Grande e fraterno abraço, com as bênçãos do Mestre Jesus.

    ResponderExcluir