Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A DELICADEZA DE UM NOVO TEMPO - FINAL DE NOVELA

Não assisti a novela "Amor à Vida", apresentada no horário nobre da globo. Com certeza, pelos próprios comentários que escutei bem como algumas raras partes que vi quando estava em minha residencia, muitos valores distorcidos alimentaram a trama. Violência, traição, ausencia de educação, coisas, infelizmente, que se espraiam no cotidiano. Gostaria,no entanto, de ressalvar o último capítulo do enredo, ao qual, ao chegar dos trabalhos numa instituição aqui em Recife, pude assistir. Para mim, olhando tanto com um olhar de estética quanto da mensagem que trouxe, confesso, me surpreendi positivamente.

Cenas de pura emoção e ternura encantadora. Conteúdo de renovação, mudança moral, arrependimento e reconciliação. E, sobretudo, através do personagem Félix, a beleza do exemplo de transformação íntima e de perdão. Mais que isso, o exemplo de amor incondicional pelo pai, que o rejeitava há muito. Em sua limitação física, foi exatamente o Félix quem o assistiu espontaneamente. Ele estabeleceu como parte de sua renovação cuidar do pai. Maltratado por este, suportava tudo e levava-o para o banho de sol, higiene, com um carinho magnífico. A cena final entre os dois foi apoteótica. Linda. Catársica. Pura sensibilidade. Muito diferente dos finais tradicionais e cheios de clichês das novelas.

Trato desse final aqui no espaço pois, ao meu ver, encontra-se cheio de elementos encantadores de natureza espiritual. O que aprendemos no evangelho e no espiritismo foi apresentado pelo escritor Walcy Carrasco ( creio que é este o seu nome). Redenção após arrependimento.  O vilão se transforma e não fica apenas no remorso. Ele vai alem e mostra como devemos fazer: corre em busca de refazer corretamente o que havia feito de maneira destrutiva. É o amor que cobre a multidão de pecados.

A tônica dos sentimentos, em alguns dos momentos que eu assisti, foi tratada com a delicadeza da luz. Até mesmo uma cena que poderia chocar foi amenizada pelo enfoque sobre almas e não corpos. Refiro-me ao beijo dos dois personagens vivendo uma relação homoafetiva. Não sei como a sociedade brasileira recebeu a cena mas penso que, como foi apresentada, deve ter encarado de uma maneira mais singela e leve. Havemos de convir que foi a primeira vez que cena como esta apareceu na dramaturgia novelesca nacional.

Como escritor e com certa alma de artista ( sem presunção, rsrsr ), desejo aplaudir a cena final da novela. Pai e filho olhando na mesma direção: o horizonte com a beleza do sol. E o exemplo do amor de Félix conquistou o amor do pai, seu reconhecimento, o reconhecimento da abnegação, renúncia e amor do filho para com sua limitação. Até sua rejeição à sexualidade do filho não resistiu ao exercício do amor. Eles, de mãos dadas, fitando o mar imenso e a luz do sol, com o pai começando a enxergar de novo, traz uma metáfora: o pai, graças ao amor do filho, voltava a ver a luz, a enxergar o que está alem dos ranços, preconceitos ou não aceitação. O amor resgata das sombras. O  amor é sempre poderoso. O amor incondicional é invencível.

4 comentários:

  1. Amigo eu também olhei por este lado já ouvi muitos comentários
    cada um com suas diferenças + foi o final que deu sentido o titulo
    da novela Amor a vida porque o perdão prevaleceu e o amor como
    vc falou foi incondicional Felix x César foi emocionante e que nos serviu de aprendizado. Na verdade o que aconteceu durante o
    percorrer da novela foi chocante + cada um teve o final que merecia
    o escritor está de parabéns e os atores nota millllllllllllll.
    Bem amigo termino te desejando um ótimo final de semana com
    muita paz e luz!!!! Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  2. KARDEC E MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA EXPLICAM SOBRE A QUESTÃO DA HOMOSEXUALIDADE DO PONTO DE VISTA ESPIRITUAL.
    http://evangelizacaoespiritamcmepb.blogspot.com.br/2014/01/contraponto-da-revista-espirita-questao.html?spref=fb
    MAIS UMA VEZ PERGUNTO COMO IR DE ENCONTRO AO CODIFICADOR E AOS ESPÍRITOS SUPERIORES? PORQUE JESUS NÃO FALA EM NENHUMA DE SUAS PASSAGENS NA BIBLIA SENDO A FAVOR DA HOMOSSEXUALIDADE, SE JOÃO BATISTA JÁ COMBATIA OS BACANAIS DE HERODES E PERDEU SUA VIDA POR DENUNCIAR AQUILO QUE IA DE ENCONTRO AS LEIS DIVINAS? NA BIBLIA NA PREPARAÇÃO PARA UMA NOVA ERA NOÉ FOI ORIENTADO PARA COLOCAR EM SUA ARCA UM CASAL DE CADA ESPÉCIE ( MACHO E FEMEA) PARA QUE HOUVESSE REPRODUÇÃO PARA PERPETUAR TODAS AS ESPECIES E O HOMEM E A NATUREZA NÃO FOSSEM EXTINTOS?

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Fred. Assisti a cena e me emocionei ao ver o perdão de ambas as partes, tanto de César com Felix quanto de Félix para com César. Logo neste pais, que roubalheiras, mensalões, saúde precária (ou quase nenhuma), violência, dentre outras coisas, são ditas como normais e um amor entre duas pessoas do mesmo sexo é que choca a sociedade. Grandíssimo abraço de uma grande fã, Tatiane Souza (Filha de Antônio Carlos, seu amigo). Muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Também não acompanhei a novela, porém aproveitando a ocasião, gostaria de tirar algumas dúvidas com relação à homoafetividade na visão espírita. Compreendo que o amor deve ser manifestado por todos e para com todos, Existem casais (héteros) que muitas vezes vivem uma relação baseada em interesses materiais, ou então que falta respeito por uma das partes, onde há traições, violências, entre outros. Contudo, utilizando o exemplo da novela "Amor à Vida", especificamente os personagens "Félix e Niko", pude perceber que por detrás desse fato da homoafetividade, eles possuem um amor sincero e espontâneo, é um amor bonito onde - trazendo para a vida real - muitos casais héteros não possuem.... Contudo, a minha indagação é a seguinte: Mesmo esse amor sendo real e profundo, não seria de agrado de Deus que eles (casais homoafetivos) ficassem apenas na amizade e aceitassem com resignação suas realidades, evitando essa união homoafetiva? Uma vez que na Bíblia diz que Deus fez o homem e a mulher. (Não estou julgando, apenas querendo esclarecer-me de um tema que ao meu ver ainda não é muito discutido na nossa Doutrina). Será que se eles fizessem um "esforço" - digamos assim - em aceitar o fato de serem do mesmo sexo, evitando esse relacionamento como se fossem de sexos opstos, não seria uma obediência aos propósitos de Deus?

    ResponderExcluir