Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A TRISTE PERSISTENCIA DA PÓLIOMIELITE

O mundo já comemorava, ano passado, o desaparecimento da poliomielite da face do planeta. Mais uma terrível doença a ser extinta de nosso mundo. O Rotary Clube, que vem dando uma extraordinária contribuição ao combate a esta enfermidade, preparava-se para noticiar a boa nova: a paralisia infantil fora vencida. Quase, porem. Ainda não foi desta vez. Segundo os últimos informes da Organização Mundial da Saúde, houve um recrudescimento da polio na Ásia, África e Oriente Médio, sobretudo em função da travessia de fronteiras. Interessante observar que os países em guerra apresentam a maior propensão a presença do vírus.

Síria, Afeganistão, Paquistão e até Israel, a nação mais desenvolvida do Oriente Médio, apresentaram casos da doença. Embora dolorosa, fundamental lição à humanidade. Creio que muito em breve a pólio estará vencida, como quase esteve ano passado. Já está erradicada em vários países, inclusive, no Brasil. Diante da sua presença naquelas regiões, não podemos descuidar. Vacinar todas as crianças e orar para que entendamos, em definitivo, que toda a condição de guerra e insalubridade, favorece  a disseminação de enfermidades. Ainda precisamos da dor ( ou sofriomento ) para sanear a mente, o coração, as atitudes, desta forma, gerando a verdadeira saúde: a que nasce de dentro para fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário