Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

terça-feira, 27 de maio de 2014

O ESPIRITO , A CRIATIVIDADE E A CULTURA

O espírito é dotado de potencial criativo. Todas as almas carregam em sua intimidade o poder transformador da vida.  E o processo evolutivo caracteriza-se como o instrumento entregue pelo Senhor das existencias a fim de que o indivíduo concretize seu aperfeiçoamento.

Dentro das comunidades terrestres, imprescindível que se invista em cultura, educação, para que os indivíduos alcancem mais amplamente o seu poder criativo. Países já existem em que teatros e auditórios lotam para ouvir palestras de professores, pensadores, filósofos, cientistas...isso  eleva o grau de cultura, adequando o terreno do ser imortal para dilatar sua consciencia.

Corre-se muito para se ter "coisas". Esse frenesi do consumismo alimenta a concepção empobrecida da vida, puramente organicista, materialista. A alma não avança para dimensões sublimes que existem dentro dela mesma prisioneira da visão equivocada das ilusões da matéria. Isso desconecta o ser de sua efetiva natureza. Isso provoca distonias e enfraquece o espírito para sua jornada.

A mente bem nutrida pelos valores da cultura, pela sensibilidade da arte, pelo adubo da ciencia e pelas virtudes dos sentimentos nobres projeta a criatura para o seu futuro feliz, equilibrado, maduro, confiante e realizado. Não se pode alcançar tudo isto apenas lutando para sobreviver ou viver sob o tacão das posses. Não que seja contra a lei de Deus as conquistas materiais, claro que não. A riqueza, embora seja uma prova duríssima para a alma, tambem pode ser uma alavanca para o progresso não apenas de quem a possui bem como da sociedade em que ela se realiza. O problema não está em se conquistar bens materiais. Está em se tornar escravo e dependente daquilo que se detem temporariamente.

O espírito cultivado pelos tesouros transcendentes é terreno adubado onde os gozos sutis da alma crescem e embelezam, fazendo feliz a criatura. É onde residem os tesouros que as traças não roem, os ladrões não roubam e a ferrugem não corrói. Dessa forma, brota o oásis onde o ser humano pode desfrutar de reconforto ante as batalhas da vida. 

Quando os líderes mundiais criarem este conceito de estímulo à cultura, educação e à criatividade de todos os povos, então, o avanço será magnífico para todas as nações, concretizando o sonho anelado pelos mentores da humanidade: a Terra emancipada espiritualmente, inserida entre os mundos moralizados e cultos do universo. Esta será a Terra regenerada. Por enquanto, estamos adentrando no período da regeneração. Vamos trilhar um longo e árduo caminho. Chegaremos lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário