Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 22 de junho de 2014

COPA DO MUNDO

Mesmo entre trancos e barrancos e dificuldades sem conta, creio que os brasileiros vem amadurecendo em certos aspectos. Estamos em plena copa do mundo de futebol. Sei que aida vibramos com enorme paixão pelos clubes e, principalmente pela seleção brasileira de futebol. Sabemos a tristeza imensa que se abate sobre o país quando nossa seleção é eliminada de uma competição.

Não será diferente se isto ocorrer na atual competição. Torço que o Brasil chegue à final e, claro, que vença, no entanto, penso, tambem, que se forma lentamente uma massa crítica que a copa é uma competição esportiva e não deve ser confundida com a vida da nação. Temos inúmeros problemas sociais e econômicos para resolver e a vida não se resume em ganhar partidas de futebol. Há uma demonstração nítida de como problemas resolvidos nas nações dão um certo equilíbrio nas reações dos países que são eliminados da copa. Me refiro aos países mais prósperos, mais desenvolvidos. Alemães, italianos, franceses, noruegueses, australianos ficam tristes, chateados quando suas seleções perdem, no entanto, isso não representa o fim do mundo e nem que eles se tornem as pessoas mais infelizes do planeta. Claro que existem as exceções. Já os países com problemas mais graves de natureza social as reações parecem ser mais dramáticas.

Ponderar as emoções é fator de saúde mental e psíquica. Entregar-se ao desespero ou à tristeza excessiva age ao contrário. Permitir que o mundo desabe quando, por exemplo, nosso time perca uma competição pode estar significando a transferência que se faz, acreditando que a vitória de um time ou seleção é semelhante às conquistas que devemos empreender dentro dos objetivos morais de nossa encarnação. Essa fragilidade emocional explica o descalabro de pessoas que matam em  função de brigas relacionadas com seus clubes. Ou das depressões que acometem inúmeras pessoas ante a derrocada de times de futebol. Há quem chega a dizer que o time que torce é a coisa mais importante de sua vida.

Que se torça ( para quem gosta) pela seleção mas que não esqueçamos que a copa irá passar e ficaremos com as dificuldades múltiplas do dia a dia, independente se vencermos ou não a copa do mundo. E calma, seja na alegria , seja numa derrota que não se deseja, naturalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário