Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

domingo, 15 de junho de 2014

"DIA DE JOGO TEM CENTRO" ?

Aproveito uma pergunta que me fizeram esta semana para tratar de algo bem engraçado. Um amigo me indagou se nesta terça feira haveria atividade normal na Asseuf - Associação Espírita de União e Fraternidade - casa a qual estou vinculada aqui em Boa Viagem. Respondi, naturalmente, que sim. Teremos atividades normais. O meu interlucutor indagou: mas tem o jogo do Brasil. Ora, disse- lhe, e daí? Não é no mesmo horário. O jogo será às 16 horas e a instituição tem as atividades a partir das 19 horas. Ele, então, me ripostou : Mas tem as comemorações. Enchi-me da sagrada paciencia e redargui: meu amigo, problema de quem vai comemorar. Os sagrados compromissos espirituais não devem se adequar aos interesses fortuitos do ser humano, muito menos os dessa natureza. Ainda que o jogo fosse no mesmo horário da palestra pública ou se fosse reunião de desobssessão, teríamos atividades. Será que deveríamos suspender trabalhos sérios por causa de uma partida de futebol? Se o público não for, os tarefeiros devem estar, porem, à postos.

Ficou mais uma área de reflexão. Depois as pessoas ficam se indagando por que a vida está desse ou daquele jeito, etc. Quais são as nossas prioridades? O que nos move efetivamente na vida ? Essas indagações deveriam habitar nossos pensamentos para compreender as mudanças que necessitamos realizar a fim de obtermos melhor proveito da encarnação. As coisas mais elevadas deveriam ser buscadas com mais afinco por todos nós. O lazer é importante, porem, não pode estar acima do que se faz mais útil e necessário, que são as coisas do espírito imortal.

Quanto às comemorações a que se referiu o moço após o jogo, pensei comigo depois ( não falei nada com o meu interlocutor à respeito ): será que estamos tão arrogantes que descartamos a possibilidade de não haver comemoração? Uma partida de futebol não se constitui apenas de vitórias mas, tambem, da possibilidade de derrotas ou empates. Não é praga e nem premonição. Acho até que a seleção brasileira vai vencer. É questão de entender como pensamos.

Encerrando: creio que o amigo me pareceu um pouco decepcionado pelo fato de saber que teremos reunião normal, mesmo com o jogo do Brasil. Paciencia. A dor do mundo não cessa para ver o Brasil jogar, rsrsrsr.

Um comentário:

  1. Amigo,

    Estou em débito com minha presença na ASSEUF, devido a viagem de trabalho e nesta semana não será diferente das últimas, estou em Petrolina na lida.

    Forte abraço

    Gustavo Cajueiro

    Sábado (21/06), não teremos Jogo do Brasil, mas teremos Caravana Francisco de Assis em Goiana, no NACCA.

    ResponderExcluir