Você acessou o Blog de Frederico Menezes. Desejamos que seja ele de utilidade aos que lutam para construir um mundo melhor para todos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

MORTES COLETIVAS

Sempre que ocorrem grandes desastres, sejam naturais,  como terremotos, maremotos, etc, sejam de transportes coletivos, ceifando centenas ou milhares de vidas, surgem inúmeras indagações, justas, por sinal, na sociedade: por que isto ocorre? Como explicar que tantas vidas desapareçam de um só golpe? Como entender a Inteligência regendo o Universo diante de uma catástrofe como a do tsunami na Indonésia que matou mais de duzentas mil pessoas, aparentemente sem escolher vítimas?

A chave desta última indagação para entender o problema está na palavra "aparentemente ". O Espiritismo, assim como outras doutrinas reencarnacionistas, nos mostra que  as chamadas mortes coletivas é um recurso utilizado pela grande lei com o fito de acelerar determinados processos de resgates ou quitação de débitos por parte de diversos espíritos. Muitas vezes, ao invés de provas individual, mais lentas para certos objetivos de evolução, são agrupadas, num mesmo local ou no mesmo acidente, almas que trazem necessidades semelhantes no que diz respeito aos seus compromissos "cármicos".  Isto não quer dizer, automaticamente, que aquelas pessoas que deixaram seus corpos num determinados acidente, tenham cometido erros no passado juntas , o que também é uma possibilidade. Simplesmente, se acelera o aperfeiçoamento ou a recomposição de muitos espíritos num mesmo gênero de expiação ou prova.

Quando o acidente ou tragédia inclui nomes públicos, naturalmente chama mais atenção da população. As perguntas se multiplicam. Dessa maneira, até por essas perguntas, a humanidade abre espaço para discutir os fundamentos da vida, o funcionamento da Grande Lei e os objetivos superiores e sagrados do universo. Há inteligência no funcionamento da vida ainda que para nós, os humanos, não alcancemos a compreensão de como ela funciona. Estudando as mortes coletivas, no Livro dos Espíritos, no entanto, entendemos melhor o processo, dessa forma, abrindo-se novos horizontes de resignação perante as grandes catástrofes. A evolução de muitas almas se acelera com os desastres coletivos. E como há expiação individual, há,  também, expiações  coletivas. Sugiro a leitura do Livro dos Espíritos.

2 comentários:

  1. Obrigada Fred. Tenho lido sim. Mas quando vc fala, torna-se mais fácil aquietar o coração! Tenho orado muito por todos.. Temos sido tão bombardeados por tanta violência, meu Deus! Essa guerra entre os Judeus/Palestinos, acidentes de aviões constantes.. Esse momento de transição do planeta ñ sera fácil, é muito sofrimento. Mesmo que ñ sejam diretamente ligados a nossa família, tocam profundamente a nossa alma. Que Deus dê conforto e sabedoria a todos nós. Obrigada meu bem, bjs no coração

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante saber disso... Na verdade todos os temas que trata da vida, (tanto a espiritual, quanto a material) acho interessante; porque na medida em que a gente vai estudando e aprendendo, as coisas vão se encaixando e tudo vai ficando mais claro, é como que se nós fôssemos cegos e na medida do aprendizado nossa visão vai ficando cada vez mais límpida. Um grande abraço meu amigo! Wandeleyne.

    ResponderExcluir